Pesquisar este blog

SOBRE AFOXÉ


O primeiro Grupo de Afoxé surgiu em 1895 em Salvador, mostrou publicamente aspectos dos ritos do Candomblé. Em 1897, outro grupo saiu as ruas com o Enredo “As cortes de Oxalá”
       Em 1922 já estruturado e participando do Carnaval, veio a temática dos Orixás, encontramos então o Afoxé Papai da Folia. Ainda em 1897 “Clube Pândegas de áfrica” e os africanos com muita alegria dançando, tocando e cantando tomaram conta das ruas e assim externou,os clubes vistosamente se apresentavam, recolhendo aplausos e saudações dos seus adeptos numerosos.
       A embaixada Africana e os Pândegos de África, já apreciados do nosso público, porquanto desde uns três anos disputavam-se a palma nessas festas. Depois só voltaram a sair em 1929 e o jornal  A Tarde, de 9 de fevereiro daquele ano relata a sua volta: ”Abrira o préstito uma grande filarmônica trajada a caráter exercitando seus clarins e fanfarras as mais típicas marchas Africanas.
       Outros grupos de afoxé, como Otum Oba de África, Congo de África mantiveram a força dos costumes lúdicos negro-africanos na Bahia.
       No Rio de Janeiro, aos 12 de agosto de 1951 é instalado o afoxé filhos de Gandhi/RJ. Esta agremiação está baseada na vivência dos seus fundadores em outros grupos de afoxés. Pândegos de África. Otum Obá de África  Papai da Folia, Congo de África e o próprio Filhos de Gandhi de Salvador deram os subsídios e os fundamentos do grupo carioca, que representa no carnaval do Rio de Janeiro as mais significativas lembranças dos costumes afro-baianos.
       Afoxé Olodumaré, surgiu no interior do Terreiro Nosso Sr. do Bonfim, verdadeira Sede do Afoxé. Sai no domingo, segunda e terça-feira. Segunda-feira dia consagrado a Exu. Ele é o patrono deste Afoxé.
       Afoxé no Ceará ligado aos Maracatu Reis de Paus e ao terreiro de Candomblé Nosso Sr. Do Bonfim, ritos Gêge e Nagô.
       Filhos de Gandhi, Salvador e Rio de Janeiro: há diferenças acentuadas observadas nesses dois grupos de Afoxé. Cada um passou assumir uma personalidade própria apesar dos fortes elos que unem ambos Afoxés. O de Salvador, o patrono é Xangô por isso dança com uma frigideira em chamas apoiada na cabeça ao toque de Alujá. Foi fundado em 1949. O Gandhi do Rio, o Gexá é ouvido. Cantam para os Orixás. Desfilam no sábado.      
       Um outro afoxé surgiu  há 30 anos em São Paulo fundado pelo Ogan Gilberto de Esú e Iá Wanda e amigos ligados a família, é o afoxé Omo Coroa de Dada Casa Verde São Paulo, e no carnaval de 1977 fez sua 1ª  apresentação no carnaval nas ruas do bairro, hoje faz a abertura oficial do carnaval paulista e está há 26 anos no Sambódromo.
       Hoje em dia encontramos um grande número de Afoxés que divulgam e resgatam a cultura afro-brasileira, abrilhantando os Carnavais de diversas cidades com muita alegria e energia positiva, preservando assim a cultura Afro-brasileira.

O QUE É AFOXE
Afoxé é um cortejo de rua que tradicionalmente sai nas ruas durante o carnaval de Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e demais localidades. Esta manifestação tem aspecto místico, mágico e por conseguinte, religioso. Em 1895, em Salvador o primeiro Afoxé mostrou publicamente aspectos dos ritos do Candomblé. Antes se falava no Maracatu ,não existia o Afoxé propriamente dito, e o cortejo era chamado de Afoxé de África. Por isso também é conhecido e era chamado por Candomblé de rua, hoje se fala em Afoxé: grupo afro-brasileiro folclórico cultural,carnavalesco de origem afro-descendente (Africana) oriundo do  Candomblé no Brasil. Apresenta em seu contexto elementos ligados a religiosidade dos africanos aqui no Brasil. Para estes adeptos é quase uma obrigação levar este axé (energia positiva) para o conhecimento do público e para locais onde desenvolve-se a cultura com ou sem vínculo com a religiosidade.
       Os enredos têm fundamentos das religiões negras no Brasil, enredos esses vindos das estórias, explicam e instruem sobre os orixás, seus domínios e funções.
       Todo grupo de afoxé tem suas cores e patronos. Os instrumentos básicos do Afoxé são xequerês, maracás, atabaques e agogôs, todos tocados no ritmo Ijexá.
       Afoxé também é o nome de um instrumento que se constitui de uma cabaça (fruto vegetal) coberta por rede contendo sementes ou contas. Os instrumentos mais antigos eram feitos com redes de algodão, contendo búzios nos encontros do traçado. O afoxé passou por modificações, quanto a forma do instrumento e maneira de percutir. Tradicionalmente o afoxé é percutido agitando o que fricciona no corpo da cabaça, assim produzindo os ritimos. Com o advento do cabo  preso na cabaça, a fricção passou a ser realizada na palma da mão do instrumentista.
       Além da festividade carnavalesca, o Afoxé tem o compromisso de resgatar e divulgar a cultura afro brasileira, levando á comunidade informações culturais e a oportunidade de conhecer suas raízes.

OBJETIVOS DO AFOXÉ
       O Objetivo do Afoxé é levar o Asè (Energia Positiva) para o conhecimento do público e para locais  onde se desenvolve a Cultura com ou sem vínculo com a religiosidade.
       O Afoxé Niza Nganga Njungo de Juiz de Fora - MG, possui um Grupo Gestor independente e soberano, formado por pessoas idôneas e radicadas em nossa cidade, cuja função prioritária é dar vida e consistência às atividades culturais, visando a convivência e conscientização comunitária, buscando  diminuir a exclusão sócio cultural através de palestras, oficinas arte educativas, ensaios e apresentações públicas integrando todos membros da comunidade.
       A colaboração com a cultura vai além de sua existência como bloco. Desta forma articulamos ao longo do ano, palestras, oficinas, apresentações e rodas de bate papo para levarmos mais informações da cultura Afro (Afoxé) à sociedade.